Projetos e Oficinas

A educação é a mola mestra, para transformação do individuo. As ações educativas da LONA DAS ARTES tem fundamental importância para traçar programas, projetos e ações que dinamize o processo educativo de maneira integrada com a realidade local.

Constituída com o compromisso de auxiliar para o desenvolvimento social, humano e econômico, empregando a dinâmica cultural e das artes circenses enquanto formadora de identidade cultural.

Promovendo o desenvolvendo e produzindo projetos, atividades e programas de fomento que empenhe-se em criar um local agradável de se educar e fazer arte por meio do Circo Social para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

Conheça nossos principais programas e projetos

OFICINAS GRATUITAS

CIRCO SOCIAL

Serviço de Proteção Social Básica

As oficinas de Circo Social são realizadas dentro do serviço de proteção social básica com a promoção do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. Através das oficinas, buscamos ampliar o universo informacional e cultural dos envolvidos. As atividades acontecem em grupos, por faixa etária de acordo com os eixos e objetivos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, onde os educandos passam por percursos de modo a garantir aquisições progressivas de desenvolvimento das habilidades cognitivas, afetivas e físico motoras, vivências e competências inclusivas que busquem o sentimento de pertencimento e de identidade. Além de incentivar a socialização e a convivência comunitária e a promoção de potencialidades, a partir das atividades artísticas culturais realizadas em grupo.

As atividades de arte e cultura contemplam uma série de atividades dentre as 33 modalidades das artes do circo disponíveis que destinam-se ao alcance dos objetivos de cada grupo específico e são norteadas pelos eixos: convivência social, direito de ser e participação. As atividades incentivam a prática artística, participação do público alvo nas rodas de conversa, afervorem a expressão e oralidade correlato provocam a ampliação, possibilidades de participação na vida social, motiva a reflexão sobre temas, a quebra do círculo de violações de direitos, utilizando sempre que possível a ludicidade, o riso e a descontração.

CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS

PROSA COM PIPOCA

Temas importantes para o desenvolvimento humano com a participação da comunidade.

Como parte da politica de proteção básica, o Prosa com Pipoca é parte do programa de circo social e apresenta um formato diferenciado na orientação e apoio sociofamiliar e na construção de uma política acolhedora e participativa para nossa comunidade.

Com temas importantes para o desenvolvimento humano de nossos educandos, convidamos os pais, mães ou responsáveis para participar destes encontros e conhecer as propostas de projetos e programas que desenvolvemos com seus filhos.


PROJETO CULTURAL DE SUSTENTÁBILIDADE ECONÔMICA

ESCOLA NO CIRCO

Ou Circo na Escola. A Lona das Artes oferece espetáculos temáticos, infantis e infantojuvenil de circo e teatro.

Promova aos seus alunos, toda magia das artes circenses e do teatro infantil para escolas. Traga sua escola para assistir nossos espetáculos, temos opções do Circo na Escola e vivências.

Muitas escolas, reconhecendo a importância da arte na educação, inserem as atividades extracurriculares de teatro e teatro infantil, música, dança, circo e artes visuais no currículo. A cultura desperta a criatividade e o talento nos estudantes possibilitando a melhoria do seu desempenho em sala de aula.


FORMAÇÃO DE JOVENS

MONITORES

A cadeia produtiva das Artes do Circo

A formação de LONA DAS ARTES tem o propósito de preparar aprendizes de monitores e educadores críticos da realidade sociocultural e educacional na cadeia cultural artística em seu ciclo criativo, produtivo e gestor. Nas linguagens: Artes (Circo, Dança e Teatro), Comunicação: Propaganda e Publicidade, Captação de Recursos, Secretariado, Filme & Vídeo, Software e Tecnologia.


AULAS GRATUITAS

AS ARTES DO CIRCO

A cadeia produtiva das Artes do Circo

Nos círculos de iniciação os educandos irão experimentar o universo e a magia circense com as mais variadas modalidades. Vivenciado as técnicas de malabares, contorção, acrobacias de solo, mini-trampolim, expressão corporal e palhaços.

Aulas artísticas integradas as competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) integradas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e aos Temas Transversais Ética, Saúde, Meio Ambiente, Orientação Sexual, Trabalho e Consumo e Pluralidade Cultural, Lazer, Ludicidade e Brincadeiras.


PROGRAMA DE INCLUSÃO ECONÔMICA DE JOVENS

PIEJ

São imensuráveis possibilidades artísticas, seus campos e seus desdobramentos no cotidiano dos nossos educandos.

Destinado à jovens, o programa PIEJ cria caminhos para mudar a realidade de baixa mobilidade social enfrentada na periferia.

A priorização da contratação local, assim como a promoção de capacitações contribuem para o fomento e fortalecimento comunitário, não apenas no sentido econômico de circulação local ou de renda interna, mas também na perspectiva de resgate do valor do trabalho na perspectiva de realização pessoal e profissional.


FORMAÇÃO ARTÍSTICA

ARTÍSTICA

Produtos artísticos, culturais com variados shows, espetáculos, intervenções e oficinas com estímulo a geração de renda.

Proposta para fração de nossos jovens que optam pelo aprimoramento técnico e estético de suas técnicas e preferiram o circo e as artes como forma de estar na sociedade. A Formação Artística da LONA DAS ARTES é um importante fomento do setor cultural no interior paulista. É essencialmente uma vitrine de oportunidade para a invisível cultura nas regiões periféricas de onde pertencemos. Com o compromisso de estimular a fruição da vivência criativa, emocional, social, do perceptivo, do físico e do estético de espetáculos e artistas voltados para a promoção e difusão das Artes do Circo.


PROGRAMA COMPLEMENTAR

OPERAÇÃO DE NATAL

Promove e apoia ações solidárias junto às crianças e famílias em vulnerabilidade social da comunidade.

A Operação de Natal se inicia em 2011 criada como núcleo artístico em parceria com o Natal Solidário dos Amigos da Tapeçaria.

Em 2014 priorizando o foco educativo e social com atendimento acolhedor destacando o atendimento de comunidades com alta vulnerabilidade social, a Operação de Natal reúne seus parceiros, doadores e voluntários e inspirada na ação Operation Christmas Child da igreja Samaritana (Samaritans Purse) inicia a arrecadação das caixas de sapato.