Projeto Escola no Circo
Coca Cola FEMSA apresenta - Aqua Circus
Os palhaços Risadinha e Espoletinha estão de férias na praia. Mas algo estranho ameaça acabar com a diversão dessa dupla.
O espetáculo circense ambiental acontece logo após o término do livro infantil "Mágica para Salvar o Planeta'' e conta com seus novos amigos na diversão e nos aplausos do picadeiro.
Com patrocínio da Coca Cola FEMSA, Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Governo do Estado de São Paulo o espetáculo está em temporada gratuita na cidade de Sumaré em suas últimas apresentações.
Espetáculo socioeducativo gratuito
O circo social Lona das Artes, que oferece atividades gratuitas para crianças e adolescentes, volta às apresentações presenciais neste mês de abril. O espetáculo circense ambiental Aqua Circus será apresentado em escolas públicas e em Organizações não Governamentais (ONG´s) que atuam na proteção de direitos das crianças e dos adolescentes, nas cidades de Sumaré, Campinas e Hortolândia. As apresentações são gratuitas e acontecem durante os meses de abril, maio e junho. “Queremos levar às crianças, de forma leve e descontraída, assuntos importantes como educação ambiental e sustentabilidade", explica Rodrigo Cachanco, diretor do espetáculo, que tem duração de 40 minutos.
O Enredo
O Aqua Circus é baseado no livro infantil "Mágica para Salvar o Planeta" que será lançado em julho de 2022 pela entidade Lona das Artes. A publicação conta a história dos palhaços Risadinha e Espoletinha, que têm as suas férias na praia interrompidas pela sujeira deixada na areia e pelas más condições da água do mar. As causas e consequências da poluição ao meio ambiente são trazidas à tona pela dupla de palhaços e por outros personagens da peça. Ao final da apresentação, as crianças são convidadas a participar de uma roda de conversa.
A educação é uma ferramenta fundamental na proposição de ações contínuas que envolvam a sensibilização individual e coletiva. Com muita arte circense e riso a ação educativa ambiental propõe os recursos didáticos da expressividade artística para abordar a linha de sustentabilidade de conservação para uso racional e sustentável dos recursos naturais e tem como objetivo conscientizar sobre a importância de desenvolver atitudes sustentáveis no dia a dia, como a de reutilizar e reciclar determinados materiais.
Projeto viabilizado por recursos do Programa Ação Cultural São Paulo (ProAC ICMS), Coca-Cola FEMSA, Secretaria de Cultura e Economia Criativa e Governo do Estado de São Paulo.
Depoimento
Auri Gouveia - Diretora da EMEF Tarsila do Amaral - Hortolândia - SP
A importância da Arte no desenvolvimento infantojuvenil
“É absolutamente importante o contato com a arte por crianças e adolescentes. Primeiro, porque são envolvidos, além da inteligência e do raciocínio, o afetivo e o emocional, que estão sempre fora do currículo escolar. Segundo, porque estimula o desenvolvimento da inteligência racional, medida pelo teste de QI”, explica a professora Ana Mae Barbosa, uma das principais referências no estudo de arte-educação no Brasil.
A Proposta Educativa
A agua é condição de subsistência humana urgente, onde devemos reestruturar e restabelecer novos hábitos em nossa cultura diante das contaminações dos rios, mares e do solo pelo lixo, tornando-nos responsáveis pela preservação de nossos ecossistemas. E na intencionalidade de expandir o senso ético de responsabilidade quanto ao consumo sustentável dos recursos naturais (especialmente a água), atuamos em um estudo para abordagem do tema e concepção artística que abrangeram estudos, pesquisas, ações práticas e saídas técnicas para estudo de meio, bem como integração e socialização dos trabalhos com toda a comunidade escolar. Que resultou na publicação do livro “Mágica para Salvar o Planeta” publicado pela editora All Print. O tema ambiental não só está presente na área de Ciências Humanas e Sociais e Ciências da Natureza da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), bem como meta das ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável).
A produção artística é uma importante ferramenta para formação integral dos alunos, contextualizando saberes e a interação com a arte. Outra competência fundamental no currículo da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O enredo trata os impactos ambientais e o uso da água em atividades cotidianas que contribuem para a contextualização dos saberes nas dimensões crítica, reflexivas onde estimula a platéia a difundir e a multiplicar boas práticas para a sustentabilidade – na escola, na família, na praia com o resgate e a ampliação de bons hábitos visando ao estabelecimento de um novo paradigma social de consciência ambiental que promove competências como pensamento crítico, reflexão sobre cenários futuros e tomadas de decisão de forma colaborativa.
Serviço
O que: Coca Cola FEMSA apresenta espetáculo circense ambiental “Aqua Circus". Com apresentações gratuitas em escolas públicas e organizações não governamentais.
Onde: Escolas públicas e ONG´s de Sumaré, Hortolândia e Campinas- SP.
Quando: Durante todo o mês de abril
Valor: Gratuito
Público: Classificação livre
Duração: 40 Minutos Aproximadamente
Inscrições: no Formulário de cadastro