Confira os shows altamente criativos e artísticos do Cirque Du Soleil que já passaram pelo Brasil.

Chegada de superprodução Amaluna é um bom motivo para relembrar.

26/03/2022 15h00

Fundado em 1984, o Cirque du Soleil é o maior grupo teatral do mundo, com cerca de 4 mil empregados, incluindo 1.300 artistas oriundos de 50 países. As montagens da companhia já passaram por cerca de 300 cidades de 40 países, somando mais de 100 milhões de espectadores. Desde 2015, a companhia é controlada por um consórcio formado pela empresa americana TPG e o grupo chinês Fosun, que compraram a quase totalidade do negócio por cerca de US$ 1,5 bilhão.

Cirque Du Soleil no Brasil

Saltimbanco (2006)

Saltimbanco foi o primeiro show de turismo do Cirque du Soleil. Saltimbanco correu de 1992 a 2006 em sua forma original, realizada sob uma grande tenda de circo chamada Grand Chapiteau; O último desempenho dessa forma foi no Rio de Janeiro, Brasil , em 10 de dezembro de 2006. Uma nova adaptação do show começou a viajar pela América do Norte em 31 de julho de 2007, com sua primeira parada em Londres, Ontário , Canadá . A nova versão foi encenada em arenas com menos performances em cada cidade que visitou. A nova versão encerrou no final de 2012.

São Paulo/SP
Rio de Janeiro/SP

Alegria (2007)

O segundo show foi Alegría. Seu enredo conta a história de um reino distante que se encontra em decadência sem um rei. Sem o monarca, começa uma grande luta de todos os personagens pelo poder para trazer uma nova prosperidade ao reino, independente de como ou onde estejam. Seu tema principal é o mau uso do poder político e passa uma mensagem de esperança e perseverança para inspirar os indivíduos a serem melhores e trabalharem em conjunto.

Ao longo da história, há perseguições, lutas, seduções em meio a números como a dança do fogo, a tempestade de neve e o power track.

Curitiba/PR
Brasília/DF
Belo Horizonte/MG
Rio de Janeiro/RJ
São Paulo/SP
Porto Alegre/RS

Quidam (2009)

Ao contrário de qualquer outro show do Cirque du Soleil, o terceiro espetáculo no Brasil, Quidam não leva os espectadores a um reino imaginário de personagens fantásticos, maiores do que a vida. Em vez disso, é um exame nosso mundo – habitado por pessoas reais com preocupações da vida real.

A jovem Zoé está entediada; Seus pais, distantes e apáticos. Sua vida perdeu todo o significado. Buscando o vazio de sua existência, ela desliza para um mundo imaginário – o mundo da Quidam – onde conhece personagens que a incentivam a libertar sua alma.

Entre seus principais números estão os diabolos, as cordas, a rede espanhola e o banquine.

Recife/PE
Salvador/BA
Brasília/DF
Belo Horizonte/MG
Curitiba/PR
Rio de Janeiro/RJ
São Paulo/SP
Porto Alegre/RS

Varekai (2011)

O quarto show no Brasil se passa em uma floresta, no topo de um vulcão, existe um mundo extraordinário onde tudo é possível. Este mundo chamado Varekai…

A história de Varekai começa com a chegada de um jovem solitário deixou cair o coração de uma floresta mágica. Neste mundo caleidoscópico habitado por criaturas fantásticas, ele embarca em uma aventura tão absurdo e extraordinário.

São Paulo/SP
Rio de Janeiro/RJ
Belo Horizonte/MG
Brasília/DF
Recife/PE
Salvador/BA
Curitiba/PR
Porto Alegre/RS

Corteo (2013)

O quinto é CORTEO que estreou em Montreal 21 de Abril 2005, e foi inspirado no filme Os Palhaços de Federico Fellini. Já 24 de maio de 2005 o show tinha batido o recorde de espectadores em Montreal: mais de 200.000 espectadores a marca era do show Varekai.

Corteo é um espetáculo de circo contemporâneo que conta a história de um palhaço que freqüenta seu próprio lugar funeral tomada em uma atmosfera de carnaval. O espetáculo reúne a paixão do ator com a graça e o poder do acrobata para mergulhar o público em um mundo teatral de comédia, diversão e espontaneidade situado num espaço misterioso entre o céu e a terra.

São Paulo/SP
Brasília/DF
Belo Horizonte/MG
Curitiba/PR
Rio de Janeiro/RJ
Porto Alegre/RS

Amaluna (2017)

Amaluna é o sexto espetáculo onde convida o público para uma misteriosa ilha governada por Deusas e guiada pelos ciclos da lua. A sua rainha, Prospera, dirige a cerimônia da vinda de idade da filha em um rito que honra a feminilidade, a renovação, o renascimento e o equilíbrio, o que marca a passagem desses insights e valores de uma geração para outra.

Na sequência de uma tempestade causada por Prospera, um grupo de homens jovens pousa na ilha, desencadeando uma história épica e emotiva de amor entre a filha de Prospera e um valente jovem pretendente. Mas o deles é um amor que será posto à prova. O casal deve enfrentar inúmeras tentativas exigentes e superar os atrasos assustadores antes de poderem alcançar a confiança mútua, a fé e a harmonia.

São Paulo/SP
Rio de Janeiro/RJ

OVO (2019)

OVO é o sétimo espetáculo. O mais brasileiro de todos. dirigido e coreografado por brasileira o show enaltece a cultura brasileira. A apresentação é criada, dirigida e coreografada pela brasileira Deborah Colker, que foi a primeira mulher a atuar como diretora de shows da companhia de entretenimento canadense.

O primeiro show do Cirque Du Soleil no Brasil a ser apresentado fora de uma lona de circo. Em São Paulo a temporada ocorreu no Ginásio do Ibirapuera.

O enredo conta a história de um ovo gigante está posicionado no meio da arena, um convite para refletir sobre o ciclo da vida. Ao fundo, se escuta sons de grilos e zumbidos de mosquitos.

Belo Horizonte/MG
Rio de Janeiro/RJ
Brasilia/DF
São Paulo/SP