Coca Cola FEMSA apresenta - Aqua Circus

Os palhaços Risadinha e Espoletinha estão de férias na praia. Mas algo estranho ameaça acabar com a diversão dessa dupla.

O espetáculo circense ambiental acontece logo após o término do livro infantil "Mágica para Salvar o Planeta'' e conta com seus novos amigos na diversão e nos aplausos do picadeiro.

Espetáculo socioeducativo

O circo social Lona das Artes, que oferece atividades gratuitas para crianças e adolescentes, volta às apresentações presenciais neste mês de abril. O espetáculo circense ambiental Aqua Circus será apresentado em escolas públicas e em Organizações não Governamentais (ONG´s) que atuam na proteção de direitos das crianças e dos adolescentes, nas cidades de Sumaré, Campinas e Hortolândia. As apresentações são gratuitas e acontecem durante os meses de abril, maio e junho. “Queremos levar às crianças, de forma leve e descontraída, assuntos importantes como educação ambiental e sustentabilidade", explica Rodrigo Cachanco, diretor do espetáculo, que tem duração de 40 minutos.

O Enredo

O Aqua Circus é baseado no livro infantil "Mágica para Salvar o Planeta".  A publicação conta a história dos palhaços Risadinha e Espoletinha, que têm as suas férias na praia interrompidas pela sujeira deixada na areia e pelas más condições da água do mar.  As causas e consequências da poluição ao meio ambiente são trazidas à tona pela dupla de palhaços e por outros personagens da peça.  Ao final da apresentação, as crianças são convidadas a participar de uma roda de conversa.  

A educação é uma ferramenta fundamental na proposição de ações contínuas que envolvam a sensibilização individual e coletiva.  Com muita arte circense e riso a ação educativa ambiental propõe os recursos didáticos da expressividade artística para abordar a linha de sustentabilidade de conservação para uso racional e sustentável dos recursos naturais e tem como objetivo conscientizar sobre a importância de desenvolver atitudes sustentáveis no dia a dia, como a de reutilizar e reciclar determinados materiais.

Depoimentos

Profissionais da educação falam sobre o espetáculo "Aqua Circus"

A importância da Arte no desenvolvimento infantojuvenil

“É absolutamente importante o contato com a arte por crianças e adolescentes. Primeiro, porque são envolvidos, além da inteligência e do raciocínio, o afetivo e o emocional, que estão sempre fora do currículo escolar. Segundo, porque estimula o desenvolvimento da inteligência racional, medida pelo teste de QI”, explica a professora Ana Mae Barbosa, uma das principais referências no estudo de arte-educação no Brasil.

A Proposta Educativa

A agua é condição de subsistência humana urgente, onde devemos reestruturar e restabelecer novos hábitos em nossa cultura diante das contaminações dos rios, mares e do solo pelo lixo, tornando-nos responsáveis pela preservação de nossos ecossistemas. E na intencionalidade de expandir o senso ético de responsabilidade quanto ao consumo sustentável dos recursos naturais (especialmente a água), atuamos em um estudo para abordagem do tema e concepção artística que abrangeram estudos, pesquisas, ações práticas e saídas técnicas para estudo de meio, bem como integração e socialização dos trabalhos com toda a comunidade escolar. Que resultou na publicação do livro “Mágica para Salvar o Planeta” publicado pela editora All Print. O tema ambiental não só está presente na área de Ciências Humanas e Sociais e Ciências da Natureza da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), bem como meta das ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável).

A produção artística é uma importante ferramenta para formação integral dos alunos, contextualizando saberes e a interação com a arte. Outra competência fundamental no currículo da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O enredo trata os impactos ambientais e o uso da água em atividades cotidianas que contribuem para a contextualização dos saberes nas dimensões crítica, reflexivas onde estimula a platéia a difundir e a multiplicar boas práticas para a sustentabilidade – na escola, na família, na praia com o resgate e a ampliação de bons hábitos visando ao estabelecimento de um novo paradigma social de consciência ambiental que promove competências como pensamento crítico, reflexão sobre cenários futuros e tomadas de decisão de forma colaborativa.

Serviço 

O que: Espetáculo circense ambiental “Aqua Circus". Com apresentações gratuitas em escolas públicas e organizações não governamentais.

Público: Classificação livre 

Duração: 40 Minutos Aproximadamente

Inscrições: no Formulário de cadastro

Quer conhecer as atrações divertidas e encantadoras que temos para sua escola?

Professor, Diretor, Coordenadores (as), leve o circo até sua escola!

Deixe o contato de sua escola! Nossa Equipe entrará em contato para informar as novas datas disponíveis.

Vejas as informações dos nossos mais variados shows, espetáculos, intervenções e oficinas.